Criar um Site Grátis Fantástico


9 coisas legais sobre o pilates que você provavelmente não sabia

1) Além de fortalecer, definir e alongar os músculos, o pilates alinha a postura global, dando graça e elegância e melhorando a auto-confiança! (e quem não quer isso, né?)

(2) Quem tem hérnia de disco também pode fazer Pilates e se beneficiar dos seus efeitos positivos na saúde e nas funções do dia a dia.

(3) O pilates trabalha os músculos profundos que dão sustentação, leveza e mobilidade à coluna: o que nem sempre conseguimos trabalhar nos treinos tradicionais e acabamos ficando apenas no superficial, sem fortalecer a parte interna mesmo.

(4) Joseph Pilates chamava o método de Contrologia inicialmente, ou seja, “controle do corpo pela mente”: isso porque, segundo o Pilates, é a mente que controla o corpo e não o contrário, então também devemos treinar a nossa mente e nos concentrar em cada detalhe do nosso corpo e dos nossos movimentos.

(5) O método foi criado na prisão: Joseph Pilates foi prisioneiro de guerra alemão e passou quatro anos numa prisão na Inglaterra. Depois que saiu de lá, continuou criando exercícios, equipamentos, acessórios e aperfeiçoando a prática pelo resto de sua vida.

(6) Durante seus 4 anos de prisão, só não morreram da epidemia de influenza (em meados de 1918) os prisioneiros que praticavam Contrologia com o Joseph Pilates!

(7) Por ter sido criado na prisão, o pilates foi criado por um homem para homens: naquela época, as mulheres não praticavam pilates até a popularização do método, que começou nos EUA há não muito tempo, então apenas os homens faziam as aulas com Joseph (exercícios físicos mais vigorosos eram vistos como “coisa de meninos”).

(8) O Magic Circle, Um dos acessórios mais famosos do método, foi inventado a partir do arco de metal que segura os barris de cerveja pelas suas características: forte e flexível para que fosse manuseado e gerasse resistência muscular necessária.

(9) No pilates, a qualidade dos exercicios é mais importante que a quantidade: por isso quem está começando pode estranhar as séries curtas, porém extremamente poderosas!



Total de visitas: 4584
Reforço Muscular
Reforço Muscular

Fortalecer os músculos é importante para proteger ossos e articulações.

Além da musculação, pilates também é opção para exercitar a musculatura.
Especialistas deram dicas de exercícios que podem ser feitos em casa.

Fortalecer os músculos é muito importante para a saúde já que eles são fundamentais para a funcionalidade do organismo. Além de melhorar o condicionamento aeróbico, ter a musculatura forte e resistente também protege os ossos e articulações e melhora o metabolismo, como explicou o médico do esporte Gustavo Magliocca no Bem Estar desta sexta-feira (15).

No entanto, para que a musculatura traga todos esses benefícios, ela precisa ser exercitada. Uma das opções para gerar ganho de massa magra é a musculação que, comprovadamente, é uma atividade bastante eficaz também no ganho de massa óssea, além de oferecer menos riscos de lesões do que alguns esportes, como futebol, tênis e basquete. Porém, é importante sempre ter orientação profissional antes de iniciar qualquer atividade.

 

Exercícios (Foto: Arte/G1)

Mesmo aqueles que não gostam de ir à academia, podem utilizar equipamentos disponíveis em diversos parques da cidade. De acordo com o médico do esporte Gustavo Magliocca, a maioria desses aparelhos tem a intenção de trabalhar os maiores músculos do corpo e são a opção apropriada para quem está começando a se exercitar e também para os idosos, que precisam ganhar massa magra.

Já aqueles que não gostam ou já enjoaram de fazer musculação, acabam recorrendo a outras atividades, como por exemplo, o pilates. Segundo a fisioterapeuta e professora de pilates Laura Proença, a principal função dessa atividade é definir a musculatura – para isso, os instrutores trabalham muito mais a resistência muscular do que a força. Além disso, no pilates, são feitas mais repetições com cargas mais leves, ao contrário da musculação, onde são feitas menos repetições com cargas mais pesadas, o que aumenta ainda mais a tonificação do corpo.

Bem Estar - Infográfico mostra como o músculo interfere no peso (Foto: Arte/G1)

No pilates, os músculos do abdômen e costas são os mais exigidos, o que melhora a estabilidade do tronco e também alivia dores na lombar. Além disso, exercita também a respiração e fortalece o diafragma e o assoalho pélvico. Porém, como explicou a fisioterapeuta, existem dois tipos de pilates – com aparelhos ou no solo. No programa desta sexta-feira (15), ela explicou alguns exercícios no solo que exigem muita consciência corporal e podem ser feitos em casa.

Por exemplo, para fortalecer as pernas e o abdômen, a dica é deitar com a barriga para cima, entrelaçar as mãos atrás do pescoço e, expirando e inspirando, levantar o tronco em direção às pernas, que ficam esticadas para cima - é o mesmo movimento das abdominais.

Existem também opções de exercícios com a bola, que podem ajudar no equilíbrio e na coordenação motora. Como mostrou a fisioterapeuta e professora de pilates Laura Proença, ao sentar na bola, a pessoa deve esticar os braços nas laterais, na altura dos ombros, e fazer uma rotação com o corpo para cada lado, sempre lembrando da respiração. Ao virar o corpo, a dica é levantar uma das pernas para ajudar no fortalecimento muscular.

Ainda bom a bola, a pessoa pode deitar com a barriga na bola e, com as mãos entrelaçadas atrás do pescoço, levantar o corpo para trás - como se fosse uma abdominal de costas.

Segundo os médicos, vale ressaltar que a falta de exercícios para os músculos implica na perda de massa magra e, consequentemente, no ganho de gordura.

Isso acontece porque o metabolismo diminui, ou seja, se a pessoa mantiver a mesma dieta, ela acabará acumulando gordura porque não está mais queimando essas calorias ingeridas. Por isso, é extremamente importante se manter na atividade física, seja ela qual for.

Além da musculação e do pilates, existem outras atividades que ajudam a tonificar os músculos, como o surfe, a ginástica, as aulas de abominal, as artes marciais, as aulas de circo e também os treinamentos funcionais, que estão fazendo sucesso ultimamente nas academias.

Fonte: (http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2013/03/fortalecer-os-musculos-e-importante-para-proteger-ossos-e-articulacoes.html)