Criar um Site Grátis Fantástico


9 coisas legais sobre o pilates que você provavelmente não sabia

1) Além de fortalecer, definir e alongar os músculos, o pilates alinha a postura global, dando graça e elegância e melhorando a auto-confiança! (e quem não quer isso, né?)

(2) Quem tem hérnia de disco também pode fazer Pilates e se beneficiar dos seus efeitos positivos na saúde e nas funções do dia a dia.

(3) O pilates trabalha os músculos profundos que dão sustentação, leveza e mobilidade à coluna: o que nem sempre conseguimos trabalhar nos treinos tradicionais e acabamos ficando apenas no superficial, sem fortalecer a parte interna mesmo.

(4) Joseph Pilates chamava o método de Contrologia inicialmente, ou seja, “controle do corpo pela mente”: isso porque, segundo o Pilates, é a mente que controla o corpo e não o contrário, então também devemos treinar a nossa mente e nos concentrar em cada detalhe do nosso corpo e dos nossos movimentos.

(5) O método foi criado na prisão: Joseph Pilates foi prisioneiro de guerra alemão e passou quatro anos numa prisão na Inglaterra. Depois que saiu de lá, continuou criando exercícios, equipamentos, acessórios e aperfeiçoando a prática pelo resto de sua vida.

(6) Durante seus 4 anos de prisão, só não morreram da epidemia de influenza (em meados de 1918) os prisioneiros que praticavam Contrologia com o Joseph Pilates!

(7) Por ter sido criado na prisão, o pilates foi criado por um homem para homens: naquela época, as mulheres não praticavam pilates até a popularização do método, que começou nos EUA há não muito tempo, então apenas os homens faziam as aulas com Joseph (exercícios físicos mais vigorosos eram vistos como “coisa de meninos”).

(8) O Magic Circle, Um dos acessórios mais famosos do método, foi inventado a partir do arco de metal que segura os barris de cerveja pelas suas características: forte e flexível para que fosse manuseado e gerasse resistência muscular necessária.

(9) No pilates, a qualidade dos exercicios é mais importante que a quantidade: por isso quem está começando pode estranhar as séries curtas, porém extremamente poderosas!



Total de visitas: 4585
O que é Pilates?
O que é Pilates?

O Pilates é um método de exercício físico e alongamento que utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. É uma técnica de reeducação do movimento que visa trabalhar o corpo todo, trazendo equilíbrio muscular e mental.

Ele trabalha vários grupos musculares ao mesmo tempo, através de movimentos suaves e contínuos, com ênfase na concentração, no fortalecimento e na estabilização dos músculos centrais do corpo (abdômen, coluna e pelve).

O Pilates mistura um treino de força e flexibilidade que ajuda a melhorar a postura, alongar e tonificar os músculos sem exageros. Os exercícios focam na qualidade dos movimentos, ao invés da quantidade, deixando o praticante revigorado após a prática. Todo o método está baseado em seis princípios que pretendem devolver ao homem uma movimentação mais espontânea e consciente: o centro de força (core), a concentração, o controle, a fluidez de movimento, a precisão e a respiração.

A técnica prioriza o equilíbrio, assim nenhum grupo muscular fica sobrecarregado e o corpo trabalha de forma mais eficiente qualquer movimento, desde atividades do dia a dia até a prática esportiva. Os exercícios de Pilates podem ser feitos no solo, com o auxílio de acessórios, ou em equipamentos, como o “Reformer”, o “Cadillac” e a “Chair”.